Dicas para afinar a voz do componente desafinado do seu grupo de louvor.

Pessoal,

fazendo um link com o artigo: “Acepção de pessoas no louvor existe?”, neste artigo iremos abordar algumas dicas que você pode aplicar no seu grupo de louvor, para afinar o famoso irmãozinho(a) que tem dificuldade para cantar afinadamente. Se você, líder de louvor, seguir estas dicas, não vai mais precisar de orar para o pobre do irmão faltar os ensaios (risos).

Concientize o desafinado do “problema”.

Bem, uma das coisas mais importantes a ser feita antes que se comece o trabalho de afinação da voz, é concientizar o desafinado de que ele tem este “problema”. Isso as vezes não é fácil, seja pelo fato da pessoa não ter noção de que é desafinada ou até mesmo por achar que a forma que ela canta é a correta. Mostrar a uma pessoa que ela tem esse problema normalmente é difícil mas com certeza o Espírito Santo lhe mostrará a melhor abordagem. Uma coisa é certa, é muito mais fácil você mostrar a ela dizendo: “olha amado, você está cantando um pouco diferente do que é para cantar. Tenta fazer desse deste jeito…”, do que mostrar a ela gritando: ” – Tá tudo errado!! Fica quieto que depois eu te mostro como que é!!…” Acreditem, isto acontece.

Dê acompanhamento ao desafinado.

Depois de ter mostrado ao desafinado que ele precisa de acompanhamento, tente colocá-lo sempre perto de quem tem mais segurança na voz. Coloque do lado mesmo! E fale para o irmão que canta direitinho auxiliar o que tem dificuldade. Peça para ele cantar no ouvido do outro as notas certas e caso o desafinado não acompanhe, pare e mostre a ele o que ele está fazendo de diferente. Esta parada com certeza não vai atrapalhar seu ensaio pois você pode pedir aos outros que observem o que você está ensinando e isso vai reforçar a segurança dos outros.

Dê noção de altura das notas ao desafinado.

Para acertar a nota é necessário que todos tenham noção do que é o agudo (nota mais “fina”) e o grave (nota mais “baixa?”). Tire um tempinho de ensaio ( o ideal é que isso seja feito no começo do grupo) e passe esses e outros conceitos relacionados à teoria musical, isso facilitará e muito sua vida de líder de louvor.

A noção de agudo e grave fará com que após o “acompanhante” mostrar que ele está cantando diferente, o desafinado perceba o que está fazendo de diferente. Ele vai saber se o que está cantando está num tom mais alto ou mais baixo do que deveria cantar.

Caso ele não entenda, faça um glissando na sua voz, da altura da nota que ele está cantando até a altura da nota que ele deveria cantar. Faça ele também fazer a mesma coisa até cantar corretamente( isso ajuda muito).

Deixe o desafinado à vontade!

Não se preocupe se o desafinado vai ficar constrangido por você faze-lo cantar na frente de todos. A vontade dele de aprender a cantar normalmente supera até mesmo a vergonha. E com certeza ele vai se sentir muito melhor se você lhe der atenção para o corrigir, do que se você simplismente fingir que ele não está ali.

Desenvolva a sensibilidade do desafinado.

O grande problema do desafinado é que a sensibilidade dele para assimiliar a altura de uma nota de primeira é menor. Por isso é interessante que você faça alguns ensaios apenas para desenvolver essa sensibilidade. Como fazer isso?

Pegue um instrumento (preferencialmente piano ou teclado), faça nele algumas escalas e peça para que os componentes repitam. Aumente gradativamente a dificuldade das escalas sem esquecer de passar pela escala cromática. Depois, podem ser tocadas notas aleatórias com o intuito de que o “aluno” cante cada uma acertadamente.

Tenha paciência com o desafinado!

Bom, basicamente essas dicas ajudam muito. Esse processo leva tempo. Para alguns mais e para outros menos. Exigirá sua paciência mas no final será muito gratificante. Os benefícios são incontáveis: os componentes ficarão mais motivados vendo seu interesse por eles e pelo bom andamento da Obra, o grupo ficará mais coeso e você terá um motivo a menos de oração…rs (estou brincando, devemos orar sempre pelo grupo).

 E quando você menos esperar os componentes estarão cantando perfeitamente. Em nome de Jesus!!

GOSTOU DO ARTIGO?! VOCÊ CONHECE ALGUMA DICA?! 

Faça um comentário!!

Poste para gente, se você tem alguma dica ou experiência para contar!!

Isso será de grande utilidade para todos!!

Por: Cleverton Santiago.

www.clevermusic.com.br

Sobre Cleverton Santiago

Fundador do CleverMusic, Cleverton Santiago é um músico que se dedica a compartilhar material relevante para auxílio dos músicos evangélicos. Acredita que a obra do Senhor pode ser feita de forma inteligente, através da troca de experiências. Deseja ardentemente que este blog seja uma benção na vida de outros Levitas.